Roberto Giugliani nasceu em 1952, é médico e especialista em genética, tendo sido o primeiro a fazer residência médica nessa área em nosso país. É professor da UFRGS desde 1980, tendo atuado inicialmente no Departamento de Bioquímica. Em 1982 fundou o Serviço de Genética Médica do HCPA, reconhecido como centro de referência internacional na área, inclusive pela Organização Mundial da Saúde. Desde 1990 é Professor Titular do Departamento de Genética. É pesquisador do CNPq, Coordenador do Instituto Nacional de Genética Médica Populacional e Membro da Academia Brasileira de Ciências. Recebeu o Prêmio Pesquisador Destaque FAPERGS/COPESUL e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Está vinculado à UFRGS desde a década de 60, quando, com 11 anos de idade, ingressou como aluno do Colégio de Aplicação. Foi lá que teve, poucos anos depois, contato pela primeira vez com a fotografia, com a qual se apaixonou de forma irreversível. Ensaiou uma carreira como fotógrafo profissional no início dos anos 70, tendo prestado serviços para Editora Edel, Módulo Filmes, Círculo Social Israelita, Expansul, Teatro de Arena e Escala Publicidade, entre outros. Nessa época também implantou a disciplina de fotografia no Colégio de Aplicação, na qual lecionou por 3 anos, até concluir o curso de Medicina na FAMED/UFRGS em 1976.
Embora tenha sido absorvido pelos mistérios da genética e suas implicações na medicina, nunca se afastou da fotografia, atividade que exercita principalmente nas viagens que a carreira de cientista reconhecido internacionalmente torna frequentes.
Seu tema recorrente são as silhuetas da figura humana, tendo, como pano de fundo, cenários, ora mais urbanos ora mais selvagens, de várias partes do mundo. Na definição de um amigo, “suas fotos percorrem os jogos de luz e sombra que projetam a figura humana em inquietantes nuances”.
Teve fotografias expostas ocasionalmente, mas esta é sua primeira exposição individual.